Escola Estadual do Campo de Porto Camargo

Escola Estadual do Campo de Porto Camargo

História e Memória - PDE

As atividades a seguir fazem parte da Produção Didático Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Educacional  (PDE), tendo como título: Memórias dos Ilhéus de Porto Camargo, Rio Paraná (1984-2013): cotidiano, trabalho e sala de aula e visam problematizar a história de ex-moradores das ilhas situadas na área de preservação ambiental do Parque Nacional de Ilha Grande, criado em 1997 que, atualmente, moram no distrito de Porto Camargo, proporcionando aos alunos a percepção comparativa entre as histórias contadas sobre a vida anterior a criação do Parque Nacional, com a vida de hoje, diante das novas perspectivas de trabalho, lazer e política vivenciadas em Porto Camargo.








Em seguida,  alunos do 9º ano produzirão os textos e selecionarão as imagens para posterior postagens, sendo acompanhados pela professora Margot Ieda.

Incorporando nossa história à História



A professora apresentou o trabalho para nossa turma e  suas propostas, fazendo questionamentos sobre o tema a ser desenvolvido, onde discutimos assuntos relacionados a história local. Trocamos algumas informações, ideias e reflexões. Percebemos que a maioria se identificou com o contexto, pois é a história de nossos pais,  avós ou outro parente próximo.

Histórico do Município

Contextualizamos o histórico do município de Icaraíma, o qual pertence o Distrito de Porto Camargo, realizando  pesquisas na internet e escrevendo no caderno as informações.




Hino de Icaraíma

Trabalhamos com o hino de Icaraíma,  relacionando-o com a localidade. Relatamos que não o conhecíamos ainda, mas identificamos algumas partes onde o hino faz referência ao Porto Camargo. Por exemplo:

"Rio Paraná tão imponente 
Irrigando teu bendito chão
É testemunho do valor de tua gente
Que acredita no trabalho e união".






                                   Trabalhando com o Google Earth

No dia 12 de março utilizamos como ferramenta o Google Earth, onde tivemos a oportunidade de visualizarmos áreas do município, distrito e Parque Nacional de Ilha Grande. 


A aula foi ótima, produtiva e divertida, aprovada por todos. Nos deslocamos sem sair do lugar. Percorremos virtualmente todo o trajeto de Icaraíma a Porto Camargo, identificando vários lugares que fazem parte do nosso dia a dia e  algumas residências de colegas da sala. Tivemos a sensação de estarmos sobrevoando nossa região (fizemos uma viagem de helicóptero, segundo o relato de um dos colegas).



CONTEXTUALIZANDO O PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE


Tivemos a presença do biólogo Fernando (Analista Ambiental), representando o chefe do PNIG, que nos expôs os motivos da sua criação: foi uma forma encontrada para minimizar os impactos que foram causados devido a submersão das Sete Quedas, em Foz do Iguaçu no ano de 1982.



Esclareceu algumas dúvidas sobre os motivos pelos quais as famílias  não poderiam mais permanecer nas ilhas.
Os principais objetivos do Parque é a preservação da fauna e flora da região. 



Apesar de ter seus pontos positivos, existe também algumas situações de conflitos dentro dessa área, como por exemplo: As queimadas que ocorrem naturalmente ou provocadas, construções irregulares, lixos que são abandonados nas ilhas.


Cabe a cada um fazer sua parte, contribuindo para a conservação desse espaço, utilizando-o de forma consciente, conhecendo e preservando.






AGORA SEREMOS OS REPÓRTERES

Entrevistas com ex moradores das ilhas


        Trabalhamos com entrevistas nas residências e na sala de aula, com o intuito de conhecermos um pouco como era a vida das pessoas quando residiam nas ilhas pertencentes a região de Porto Camargo. 







      O relato dos entrevistados, pouco surpreendeu, pois temos algum amigo ou parente próximo que esteve residindo por um tempo nestes locais. Mas por outro lado,  abordaram assuntos que nunca tínhamos ouvido falar ou que tínhamos outra visão a respeito. 





        Após as entrevistas, nos reunimos com a professora para falarmos sobre nosso trabalho, nossa experiência como repórteres. Chegamos a conclusão de que em algumas perguntas, obtínhamos as mesmas respostas; que o tempo que ali viveram, era de dificuldades, mas isso não os impedem de sentir saudades daquele período.

 Produção de texto

         Para finalizarmos as atividades com entrevistas a professora propôs que, tendo como referência as transcrições realizadas e  informações obtidas, produzíssemos textos: "Histórias de vida".


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Visita em nossa Escola

A Representante do PDE Elizety Mieko e Marcia Higashi da Equipe da Educação Básica - História e Ensino Religioso do NRE - Umuarama, estiveram na Escola atendendo a um convite da Professora, para conhecer o nosso trabalho.



Neste momento estamos postando os textos e as imagens...


Analisando fotografias   

Trabalhamos com imagens fotográficas fazendo comparações entre elas:

Analisamos fotografias de 1990 e atuais, relatando as mudanças que houveram na paisagem e no uso do local.


Tipos de embarcações utilizadas pelos pescadores profissionais e amadores.



Período das enchentes: quais as dificuldades encontradas por pessoas que moravam próximas ao rio.



Qual a importância, ou não, do Concurso de Pesca ao Pacu para a população local.

Com a atividade passamos a observar todos os detalhes das imagens, pois nos fornecem muitas informações. 


Saímos acompanhados pela professora, para fazer o registro fotográfico de lugares ou atividades cotidianas consideradas referência local, que resultou na produção de vídeo:"o lugar onde vivo", utilizando as imagens por nós fotografadas.





  
Orientados pela professora de Arte, realizamos uma apresentação ''Relatos de experiências'', tendo como referência as historias de vida ouvidas durante as entrevistas 




Encerrando nossas atividades, organizamos uma exposição de todo o material produzido durante o trabalho:

Histórias de vida


Histórias de Pescador


Exposição das fotos antigas e atuais










Agradecemos a todos que participaram ou contribuíram com nossa pesquisa: direção da escola, equipe pedagógica, professores, pessoas que nos cederam entrevistas e fotografias da localidade e nós, alunos do 9º ano, que estivemos envolvidos desde o início: Mayhumy Miriam Souza, Gleyce Laiira, Wellingthon Milles, Danielle, Luana, Daiane, Gabrielly, Thalia, Itamara, Erika, Gezieli, Luan Henrique, Luan Oliveira, Roberto e Wesley.




3 comentários:

  1. Olá estou no GTR e entrei no blog para entender melhor, excelente o trabalho de vocês!

    Professora Luci de Maringá.

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  2. Muito Obrigada professora Luci Chimati, e parabéns pelo seu empenho no GTR da professora Margot!

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